PMDB-O partido do Brasil

PMDB-O partido do Brasil

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Histórico do PMDB

O MDB - MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO foi registrado na justiça eleitoral em 24 de março de 1966. Sua fundação decorreu da extinção dos partidos políticos imposta pelo Ato Institucional n.º2, o AI-2. Com este ato arbitrário o governo militar instalou o bipartidarismo no Brasil. Um destes partidos, o oficial, a ARENA, serviu para representar os interesses dos autoproclamados "revolucionários". O outro, de oposição, o MDB, serviu de abrigo a todos aqueles que queriam lutar pelo retorno do País ao Estado de Direito. Daí em diante, o MDB tornou-se o principal instrumento político de oposição democrática ao autoritarismo. O seu primeiro presidente foi o senador Oscar Passos, do Acre.
Em 29 de novembro de 1979, em novo casuísmo eleitoral, o governo militar decidiu restaurar o pluripartidarismo, extinguindo novamente os dois partidos existentes e dando prazo para que se constituíssem outros. Entre outras exigências estava a de que, os novos, tivessem em sua denominação a expressão "Partido". O propósito era o de esvaziar a mística da sigla MDB entre os eleitores brasileiros.
No dia 15 de janeiro de 1980, os principais líderes do MDB se reuniram na sala da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, para fundar o PMDB – PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO  BRASILEIRO. O registro provisório foi deferido em 9 de junho de 1980 pelo Tribunal Superior Eleitoral. Conforme a lei, o partido teve o prazo de um ano para a sua organização definitiva.
  • O PMDB aprofundou sua luta pela redemocratização, tornando-se o principal intérprete das legítimas aspirações da Nação. Sob o comando de Ulysses Guimarães, o partido liderou as campanhas históricas da Anistia, Diretas-Já e pela convocação da Assembléia Nacional Constituinte, que elaborou a atual Constituição Federal, chamada por Ulysses de "Constituição-Cidadã

Nenhum comentário:

Postar um comentário